Daniel Oliveira
Nasceu nos Estados Unidos da América em 1975. Licenciado em Artes Plásticas – Escultura (Faculdade de Belas Artes de Lisboa, 2000). A sua produção artística tem vindo a ser desenvolvida de forma coesa e pessoal. Expondo desde a década de 90, tem participado em diversas exposições, dando a conhecer obras em diversos materiais e linguagens (ferro, vidro, madeira) onde a natureza abstracta e simbólica tomam forma, abordando áreas como a ciência, a alquimia ou a dimensão espiritual da obra de arte.
O predomínio de formas geométricas como pressuposto estruturante, criam um forte dialogo entre a sua obra e o espaço, fugindo à monumentalidade e aproximando-se da instalação. Como se pode verificar no projecto da exposição “Opus Magnum” (galeria franco steggink, Lagoa, 2002) caracterizando-se pela “linguagem abstracta e geométrica, contendo múltiplas referências a objectos primordiais do nosso imaginário, a determinadas formas e fórmulas puras que concebemos e que muito raramente encontramos. Uma espécie de orgânico quase impossível, mas que é esculturalmente realizável” (Eduardo Duarte, 2002).
“Poder-se-ia falar de alquimia? É o artista um alquimista? Em certos aspectos Daniel Oliveira o é, pois, ao tocar em matérias que à partida não seriam chamadas para o mundo da arte, transformou-as em símbolos, em objectos de culto”. “Emblemas” (galeria abraço; Lisboa, 2003) é apresentada uma série de esculturas mais intimistas, “onde entramos num mundo com objectos que são retirados não só do quotidiano, como também nos aparecem roubados à infância e ao mundo dos sonhos, como se fosse possível alguém entrar no nosso mais profundo ser e levar o que de mais precioso temos, construindo assim uma espécie de museu pessoal que poderia ser, no limite, o museu da humanidade”. (Marta Guerreiro, 2003)
A arte, como a religião e a filosofia, procura respostas, mas muitas vezes, o que acaba por encontrar são caminhos, fusões, espelhos. Uma tentativa de resposta ao que é a escultura, foi levada a cabo na exposição “Passagens” (Palácio dos Arcebispos, Loures, 2004). Evidenciando a relação simbólica da forma com o espaço e o contexto social, recorrendo, para tal, aos sólidos platónicos. Ainda que concebidas de forma autónoma, estas esculturas funcionam como um conjunto quer pela sua presença como pela sua lógica de ocupação dos espaços. Saindo da galeria, estas passaram a fazer parte do dia-a-dia de uma comunidade desabituada ao contacto com a obra de arte, interagindo e interrogando-a.
Com um percurso formal afastando-se do experimentalismo das vanguardas artísticas. A sua obra insere-se numa lógica de descoberta pessoal, onde os processos criativos e reflexivos serão chave determinante para a formalização do objecto escultórico.
Habilitações:
Pós-graduação: Gestão Cultural nas Cidades, I.N.D.E.G. / I.S.C.T.E, 2002-2003.
Licenciatura: Licenciatura em Escultura pela Faculdade de Belas Artes,
Universidade de Lisboa, 1995-2000.
Outras Habilitações:
1989 Academia das Artes de Ponta Delgada.
1994 Curso de Verão, Férias com Arte, Oficina d'Angra, Angra do Heroísmo.
1999 Seminário/Workshop, Arte e Comunicação de Valores Positivos, Org. Programa Vivendo
Valores Positivos e Org. Brahma Kumaris, Lisboa.
Prémios:
2010 Emerging Artists Competition, Visual Overture Magazine, Atlanta Georgia; U.S.A.
2000 Prémio de Escultura D. Fernando II / IV edição, Câmara Municipal de Sintra.
2003 2º Prémio no Concurso Internacional "3B Abstract", pelo "International Visual Art Community
Center" em Belgrado.
Exposições Individuais:
2009 Esculturas, Academia das Artes dos Açores, Ponta Delgada.
2005 Horta Contemporânea 2005, Sala de Exposições do Teatro Faialense, Horta, Faial.
2004 Essence, Galeria Mun. Pirescouxe, Loures.
2003 Emblemas, Galeria Abraço, Lisboa.
2002 Opus Magnum, Galeria Franco.Steggink, Lagoa, S. Miguel Açores.
2001 Dimensionality, Galeria Municipal de Fitares, C. M. Sintra.
Exposições Colectivas:
2007 Fast Forward’07, Academia das Artes dos Açores, Ponta Delgada.
2005 Passagens, Palácio dos Arcebispos, Santo Antão do Tojal, Loures.
2004 Marziart Inernational Galerie, Hamburgo, Alemanha.
2003 Comfio, Galeria Abraço, Lisboa.
3B Abstract Show, Galerija 73, Belgrado, Jugoslávia
2002 Exposição Cerâmica e Escultura, Painel de Aristas, Mercado da Ribeira, Cais do Sodré, Lisboa.
ArtExaq, Academia das Artes dos Açores, Ponta Delgada.
II Edição do Prémio de Escultura City Desk, Centro Cultural de Cascais, Cascais.
Três em Linha, Galeria Franco Steggink, Lagoa, S. Miguel Açores
2001 Exposição de Finalistas 2000, Arte na Fábrica, Fábrica da Cultura, Amadora.
Encontro Anual de Artistas Plásticos, Galeria Municipal de Fitares, C. M. Sintra.
Exposição Prémio D. Fernando II / V edição, C. M. Sintra.
2000 Jovens Artistas Açoreanos, Fundação da Juventude, Porto.
Escultura na Praça 2000, Sala do Risco, Lisboa.
Exposição do Prémio D. Fernando II / IV edição - Pintura e Escultura, C.M. Sintra.
Exposição do Grupo de Escultura 1.05, Galeria Municipal de Fitares, C. M. Sintra.
1999 Reconstructed Nature, Clube Residencial S. Miguel, Lisboa.
Cena d' Arte, Semana da Juventude'
Exposição de apresentação Grupo de Escultura 1.05, Fac. de Belas Artes de Lisboa.
1998 Cena d'Arte, Semana da Juventude'
Referentes, Galeria Municipal de Arruda dos Vinhos.
Exposição Prémio D. Fernando II / II edição, C. M. Sintra.
ExpoArte 98, Odemira.
Chromium, Faculdade de Ciências e Tecnologia, U. Nova de Lisboa.
1997 Expoarte 97, Odemira.
Outras actividades:
2009 Júri do concurso "Labjovem" na área de Artes Plásticas, Açores.
2009 Conferência Internacional sobre Mundividências da Açorianidade; Mesa Redonda sobre Identidade e Autonomia; Universidade dos Açores;
Participações:
1998 - Mural sobre Os Oceanos, Expo98, Porta Sul.
Bibliografia:
BAJOUCA, Carlos
Cerâmica e Escultura, Painel de Artistas,
Sistema J. Editora Portuguesa de Livros,
Lisboa, 2002.
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