quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Passagens


dodecaedro

“A geometria já existia antes da criação das coisas, eterna como o espírito de Deus; é o próprio Deus e foi ela que deu os protótipos para a criação do mundo...”

(Johanes Kepler, 1619)

Numa concepção de Platão, supostamente baseada nas doutrinas secretas do antigo Egipto, as partículas mais ínfimas do universo são formadas por triângulos rectângulos. Estes, formando cinco corpos regulares, são as unidades básicas dos cinco elementos. Uma das salas do Palácio é decorada com painéis alusivos aos quatro elementos a às estações do ano. A arquitectura do lugar evidencia a importância dada aos elementos. Terra – pelos inúmeros espaços verdes; água – fonte monumental; poços e aqueduto; Ar – pombais e cata-vento; Fogo – organização dos espaços em função do sol.

Os sólidos platónicos eram tidos como símbolos demonstrativos das diferentes fases de desenvolvimento do ser na sua peregrinação pelo mundo. Por analogia, a Casa do Gaiato é igualmente um lugar de desenvolvimento do ser. Albergando crianças, oferecendo-lhes conforto material, emocional e espiritual. E aos adultos como local de encontro e diálogo. Esses referentes são ponto de partida para o projecto que desenvolvi para a exposição “Passagens”.

Daniel Oliveira
2005




Icosaedro

Sem comentários: