“Prayer Wheel"
As Rodas de Oração, elemento originário dos templos e rituais de culto budistas no Tibete, são referente para a obra “Prayer Wheel”.
De acordo com as crenças budistas, fazer rodar uma roda de oração será tão eficaz como recitar um texto sagrado em voz alta. Esta crença deriva para os budistas do poder dos sons e formulas às quais divindades estão relacionadas. Esta é igualmente uma forma extremamente eficaz de oração para uma comunidade na sua grande maioria iletrada.
Geralmente de forma cilíndrica, em madeira e/ou bronze, estas rodas são ricamente adornadas e decoradas com mantras e símbolos budistas. Colocadas à entrada de recintos sagrados, fazem-se girar pela mão dos peregrinos, e em alguns casos pela força da água.
A obra “Prayer Wheel” consiste numa coluna formada por três secções cilíndricas em madeira com 100x120cm, sobrepostas e fixas por um eixo central e base em ferro. Cada secção terá movimento, gerado por um motor interno, os quais, ligados em sequência, farão girar cada um sobre o eixo de forma alternada. Tal como nas rodas de oração, aqui o movimento será induzido pelos observadores por intermédio de um sensor de presença.
A madeira utilizada na obra será a criptoméria, pelas suas qualidades simbólicas (no Japão, a madeira das árvores de criptoméria é utilizada na construção de templos, dada a natureza sagrada destas árvores).
Daniel Oliveira
2007
Sem comentários:
Enviar um comentário